top of page

2011 - 2015

Doutorado em Artes Cênicas.
PPGAC - Universidade Federal da Bahia, PPGAC - UFBA, Brasil.
Sanduíche na Escola Superior de Teatro e Cinema (Orientador: Stephan Jürgens).
Título: corpomapa: o dançarino e o lugar na composição situada.,

Orientadora: Ivani Lúcia Oliveira de Santana.
 

2008 - 2010

Mestrado em Dança.
Escola de dança da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Emergências cênicas em dança: conectividade entre dançarinos no momento cênico improvisado.

Orientador: Isabelle Cordeiro Nogueira.
 

2005 - 2005

Especialização Estudos Contemporâneos em dança.
Escola de dança da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O corpo o artista e a presença cênica.
Orientador: Leda Muhana Ihanitelli.

 

1997 - 2002

Graduação em Licenciatura em dança.
Escola de dança da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

 

1993 - 1995

Curso Técnico de Dança Profissional.
Escola de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.

|Como artista​​|

  • Foi integrante do Coletivo Construções Compartilhadas (2010/2013)- no qual realizou uma série de intervenções urbanas realizadas na e fora da cidade de Salvador, dentre elas, obras do projeto “Poéticas Performáticas de Multidão”, entre as quais duas é de sua autoria: “Ônibus” e “Co-lapso” – sendo que “Ônibus” foi apresentada também, no Festival El Cruce – em Rosário-Argentina (2011) e em Montevideo-Uruguai (2011). Dentro do coletivo, participou de “Psiu” de Pedro Filho Amorim, “Cortejo de Catadores” de Leonardo França, “Desejo Produz Lixo” de Eduardo Rosa, e “Pingos e Pigmentos” de Rita Aquino – com o qual participou do projeto Palco Giratório pelo Sesc (2013). Criou a intervenção urbana “Cafuné” (2016) participando do Xº Encuentro Hemispheric Institute – Performance, política e resistência – Santiago - Chile (2016) e do 30º RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – João Pessoa – PB (2016).


 

|Como coreógrafa|

  • participou do intercâmbio Brasil/França com a coreografia “Barro a Brasileira” (Funceb/La Rochelle 2006), coreografou “Ex-passo” com Claudio Machado (2008), “Espia” – Espetáculo apresentado na Bolsa do Café na Bienal de Santos-SP (2002), coreografou o espetáculo de teatro “Orinoco” (2007) sob a direção de Felipe Assis, coreografou e realizou a preparação corporal dos espetáculos de teatro do grupo Vilavox: “Labirintos” com direção de Patrick Campbell (2008), “Almanaque da Lua” sob a direção de Gordo Neto (2002) e “O Segredo da Arca de Trancoso” sob a direção de Claudio Machado (2012).



|Como dançarina|

  • participou de vários grupos e Cias na cidade de Salvador, dentre outros, Cia Viladança (1998/2002),na qual se apresentou em diversos festivais na e fora da cidade de Salvador. Cia Jorge Silva (1994/1996), Grupo His da Dança (2004/2005), espetáculo “Luzia e Francisca” (2003) sob a direção de Rino Carvalho, espetáculo “Paredes Cegas” (2006) sob a direção de Jussara Miranda no Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, espetáculo “Menu” (2010) sob criação coletiva no Radar 1 – grupo de improvisação em dança, instalação cênica “O Engenheiro que virou maçã” (2010) sob direção de Eduardo Rosa no Coletivo Construções Compartilhadas. Participou da coreografia “Feito de nós” (2015) sob a direção de Gabriela Santana (2015). Participou da Instalação Cênica “Cristal”(2016) sob a direção de Ciane Fernandes no museu da USP-SP.

 

 

  • Criou os solos “Metafísica” (2006) sob a orientação de Fábio Vidal, “Luzia” (2007)- solo feito a partir do livro Mulheres que correm com os lobos, “Braile” (2010)- solo que participou da mostra de dança contemporânea no Festival Sommerwerft no intercâmbio entre o grupo Vilavox e Antagon em 2012 – Alemanha, e o solo “Ladeira de chuva”(2012) – uma obra de dança na rua – no projeto Arquipélago do Coletivo Construções Compartilhadas – sob o prêmio Klauss Vianna Funarte. “Chão Adentro” (2012) apresentado no Festival Pedras D’Água em Lisboa-Portugal. Atualmente, está em processo criativo do solo “Binóculos” (2017).


|Como professora|

  • Foi professora substituta da Escola de dança da UFBA (2003/2005), Escola de Dança da Funceb (2004/2011), Escola de Música da Faculdade Evangélica de Salvador (2009), preparadora corporal de espetáculos teatrais dentre eles, a remontagem das “Noviças Rebeldes” com a Cia Baiana de Patifaria (2005), ministrou workshops de dança contemporânea na e fora da cidade de Salvador. Foi professora substituta do curso de Licenciatura em Dança da UFPE (2015). Vem ministrando workshops de dança contemporânea ligados à sua pesquisa denominado “Práticas de dança Corpomapa” em diferentes cidades no Brasil e fora do Brasil desde 2014.

|Como pesquisadora|

  • Coordenadora da linha de pesquisa Radar 1 no grupo de pesquisa interdisciplinar Estudos em (des) territorialização da performance, com experimentos artísticos teórico-práticos voltados para a relação entre o corpo e a cidade, improvisação, criação e composição em dança.

Anchor 1
Campo de Atuação

> IMRPOVISAÇÃO EM DANÇA

> COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA

> INTERVENÇÃO URBANA

> DANÇA COMTEMPORÂNEA

> PERFORMACE

> PREPARAÇÃO CORPORAL

Tags

< DANÇA

< CENA

< COMPOSIÇÃO

< IMPROVISAÇÃO

< CONECTIVIDADE

< TEMPO REAL

< ESPAÇO

<CIDADE

<CORPOMAPA
 

Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Centro de Comunicação Turismo e Artes - CCTA/UFPB

Programa de Mestrado Profissional -  ProfArtes/UFPB.

Líria Morays
| Formação |
|Experiência|
bottom of page